Presen?a Propaganda

Empreender sem se arrepender

Por em Jun.23, 2015, Categoria Empreendedorismo, Mercado, Opinião

Outro dia ouvi uma frase que dizia: “mais importante do que saber se um empreendimento é viável, é saber se o empreendedor que vai conduzí-lo é viável”. Achei perfeita. Ao longo dos quase 30 anos de minha empresa, a Presença Propaganda, eu e meu sócio, o Fernando Brengel, passamos por poucas e boas.

Quando abrimos, tinha eu 20 anos (tive que ser “emancipada”) e o Fernando, 23. Eram os tempos de inflação galopante; planos econômicos mirabolantes; orçamentos que só valiam por um dia, quiçá uma manhã; overnight; dólar na estratosfera. E, apesar de tudo, a gente foi em frente. Com sacrifícios, dificuldades, mas também muita persistência. Crescemos, diminuímos, lucramos, tivemos prejuízo, quebramos, recomeçamos, nos reerguemos. Acima de tudo, aprendemos.

Acho que o grande problema de quem empreende é achar que vai ser fácil. Não vai. Por melhor que seja sua ideia, por mais que você siga todas as recomendações dos manuais de empreendedorismo, convença-se: NÃO VAI SER FÁCIL! E, se você não tiver disposição – e estômago – para isso, esqueça.

A febre do empreendedorismo no Brasil é uma coisa boa, mas não pode haver ilusão – essa é uma briga para quem é teimoso, e realmente AMA estar nela.

Em tempo: resolvi escrever esse texto por conta de duas matérias publicadas na Folha de São Paulo (versão online), cujos links estão nas imagens abaixo. Gostaria muito de receber os comentários de vocês a respeito!

Jennifer Monteiro, sócia e diretora de atendimento da Presença Propaganda.

Materia_FSP_sobre_fracasso_de_startups
Materia_FSP_sobre_fracasso_professora_universitaria

 

 

 

 

 

 

 

 


Deixe um resposta


Procurando algo?

Utilize o formulário abaixo para pesquisar no site:

Ainda não encontrou o que você está procurando? Envie um comentário sobre um post ou entre em contato conosco para que possamos ajudar!